O que é EREM?

O EREM, Encontro Regional dos Estudantes de Medicina, é um espaço onde se reúnem estudantes de cada regional da DENEM (no nosso caso, a REGIONAL NORDESTE 1, que conta com as escolas de medicina da Bahia, Sergipe e Alagoas) para debater temas que não são vistos ou que são pouco vistos em sala de aula e que são fundamentais para a nossa formação acadêmica. O encontro ocorre uma vez ao ano, sempre em uma cidade diferente que tenha curso de medicina, dentro desses 3 estados. É um evento feito por estudantes para estudantes de forma dinâmica e ativa, pois durante todos os momentos, todos têm a possibilidade de construírem os espaços do EREM.


Encaixamos no EREM temas que são sempre atuais tais como o debate sobre sistemas de saúde, educação médica, sistemas de avaliação etc. Nele vemos a formação profissional e cidadã, por assim dizer, na sua visão mais ampla, ampliando a clássica visão “biopsicossocial”, que geralmente é vista nas escolas de forma restrita, colocando no EREM na direção da interligação com os demais setores da sociedade como trabalho, educação, cultura e arte, produção científica. Também sempre há atividades culturais e festas para a integração dos estudantes.

Apesar disso, cada EREM é um espaço único, em seu contexto. Teremos esse ano o tema: “Que médico vou ser quando crescer? Uma questão permanente”. Para conhecerem mais, contamos com a presença de todos os interessados. Dessa forma, em 2010 nos encontraremos em Ilhéus-BA, de 03 a 06 de Junho.

Comissão Organizadora EREM NE1 (CoEREM) - 2010